EDUCADORES DE ARTES

EDUCADORES DE ARTES
Foto do grupo de Educadores de Artes, reunido em SLG, com a Prof. Vanessa Steigleder

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ATELIÊ ITINERANTE DE ARTES SOLBATT

Adaptado, carrinho de compras transporta recursos para a sala de aula, durante as aulas de ARTES.

A idéia é levar o máximo de recursos para a classe. Um ateliê itinerante, transportado de uma sala para outra a bordo de carrinhos, é uma excelente saída para escolas sem espaço exclusivo para a Arte. Por isso, a educadora Solange Battirola está programando para o segundo semestre 2010, contar com doações e patrocínios para montar nosso Ateliê Itinerante de Artes SolBatt, onde precisamos de um carrinho de supermercado, doado por uma entidade local, folhas de ofício, folhas de desenhos, cartolinas, EVA, tenaz, tesourinhas, pinceis atomicos, giz de cera, hidrocor, lápis de cor, tintas (guache, tecidos, vitral), pincéis e tudo que sua boa vontade possa doar.


A parceria com a turma também colabora para aumentar a variedade de recursos artísticos. Da casa dos pequenos, vêm gravetos, palitos de churrasco, papelão e jornal. Eles trazem também materiais como café, terra e outros pigmentos, que, misturados à água, viram tinta para pintar.


Situações didáticas de Arte, utilizando o Ateliê Itinerante:

1. Produção

O que é ?

Realização de atividades onde o aluno é chamado a criar, a produzir algum trabalho artístico. Seja desenhando, pintando, modelando, fotografando etc. As atividades de produção podem partir de propostas elaboradas pelo professor e podem se articular com a leitura de imagens. Neste caso é importante o professor escolher imagens cujas características despertem percepções específicas acerca de algum aspecto visual ou simbólico que se deseja trabalhar com os alunos.

Quando propor ?

Semanalmente.



O que a criança aprende ?

A reconhecer conteúdos e conceitos relativos a linguagem da arte.





2. Percurso de criação pessoal

O que é ?

Espaço e tempo de experimentação e criação. Para isso devem ser deixados à disposição diversos materiais (pincéis, tintas, lápis, giz de cera, papéis, argila). Cada aluno pode escolher o modo como vai utilizá-los e se produzirá sozinho ou em grupo. O educador orienta a criação, participando do processo com interferências pontuais, e observa no trabalho pronto as singularidades da produção e a familiaridade com o universo da arte. Quanto menor a autonomia da turma, maior a participação do professor no direcionamento das tarefas.



Quando propor ?

Semanalmente.



O que a criança aprende ?

A fazer um trabalho de autoria, imprimindo suas marcas subjetivas e expressando idéias e percepções.



3. Interpretação de imagens

O que é ?

Leitura de reproduções levadas para a sala de aula e de originais em exposições. É necessário criar situações de contato com a arte indicando o significado da pintura ou do desenho no contexto em que foram produzidos e incentivando a busca do sentido deles nos dias de hoje. “As poéticas visuais devem ser colocadas como uma situação de aprendizagem por meio da resolução de problemas e da descoberta ao mesmo tempo”, explica Rosa Iavelberg. Isso significa promover uma leitura criativa dando informações sobre as imagens sem se antecipar às colocações da garotada – esse é o momento de pensar e sentir.



Quando propor ?

Durante todo o ano em classe e em visitas a exposições.



O que a criança aprende ?

A interpretar as obras conforme sua sensibilidade e seu  conhecimento do assunto, percebendo que significados assumem para si e em diferentes culturas.



4. Fala, leitura e escrita sobre Arte

O que é ?

Expressão de idéias diante de criações artísticas e com intermediação do educador por meio de discussões, leitura e produção escrita. Vale estimular o contato com textos de diversos gêneros, como biografias de artistas, críticas de arte e entrevistas com profissionais – o que pode ser feito em parceria com a disciplina de Língua Portuguesa.


Quando propor ?

Durante o ano todo, sempre que forem programadas visitas a exposições, na leitura de imagens na sala de aula e em tarefas para a casa.



O que a criança aprende?

A expressar idéias sobre a leitura da arte por escrito ou oralmente e, com isso, avaliar o que está produzindo.

Objetivo:

Criar um ambiente adequado para o trabalho de arte visual.







Tempo estimado

O ano todo.



Material necessário

Tintas, papéis, pincéis, sucatas, um carrinho e caixas.



Conteúdos:
• Olhar criativo

• Diversidade de materiais, pluralidade de sentidos

• Pinturas fantásticas

• A classe vira ateliê

Atividades

• Ateliê, do 5º ao 9º ano

• Oficina de Desenhos Artísticos, com Ateliê Itinerante

Desenvolvimento

1ª etapa

Comece pensando nas possibilidades de reorganização do espaço para a aula de Arte, considerando o uso de carteiras e paredes. Explore também outras áreas, lembrando que é possível desenhar na areia, pintar sobre ladrilhos, riscar o cimento com giz e compor desenhos no chão com as folhas caídas de uma árvore.



2ª etapa

Utilize um carrinho para transportar tudo de uma sala para outra. Pode ser um carrinho de supermercado adaptado ou, ainda, uma caixa com rodinhas.



3ª etapa

Para evitar que a aula deixe "rastros", tenha à mão panos e jornais. Combine, ainda, que todos usem uma camiseta velha ou um avental na aula.



4ª etapa

Ajude os alunos a se familiarizar com o ateliê, ordenando os materiais por tipo (lápis e canetinhas de um lado, papéis de outro). Para incentivá-los a compartilhar, forneça copos descartáveis para dividir a tinta.



5ª etapa

Providencie um espaço para a apreciação montando uma grande bancada com mesas ou um varal para expor trabalhos.



6ª etapa

Pergunte o que é preciso fazer para que tudo fique arrumado e limpo no fim: lavar pincéis, jogar jornais sujos fora, guardar a tinta que sobrou, reorganizar carteiras, pendurar trabalhos prontos etc. Organize grupos e responsabilize cada um pela realização de uma dessas tarefas.



Avaliação

Avalie como os alunos lidam com a nova organização da sala e os materiais, verificando se devolvem tudo ao lugar e limpam os instrumentos adequadamente. Se nem todos tiverem finalizado suas produções, guarde-as para que possam continuá-las na próxima aula de ateliê.



SolBatt com Educadores de Artes Loucas agradece sua visita! Visite: http://solbatt.blogspot.com/ http://solbattsenador.blogspot.com/ http://solbattierb.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários para SolBatt e educadores de Artes Loucas!