EDUCADORES DE ARTES

EDUCADORES DE ARTES
Foto do grupo de Educadores de Artes, reunido em SLG, com a Prof. Vanessa Steigleder

quinta-feira, 15 de julho de 2010

LEITURA DE IMAGENS

Plano de aula


• É grafite ou não é?

Objetivos

- Analisar criticamente imagens do cotidiano, procedentes de diversas fontes.

- Refletir e investigar o mundo imagético.

- Distinguir as finalidades de imagens: artística, propaganda ou documentação de fatos reais.



Conteúdo

- Leitura de imagens do cotidiano.



Anos

8º e 9º.



Tempo estimado

Quatro aulas.



Material necessário

Cópias da reportagem intitulada Richard Hamilton: Pensamento Contra a Avalanche de Imagens e da obra Olhe, Cheire, Ouça e Sinta (disponíveis aqui) e de O Que Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes? (disponível aqui), jornais, revistas antigas para recorte, cola, tesoura, cartolina, tinta guache (vermelho, verde, azul e preto) e pincéis largos.



Desenvolvimento

1ª etapa

Forme duplas e distribua folhas inteiras de jornal. O ideal é que a edição seja do dia para que os alunos analisem com base em suas percepções cotidianas. Peça que selecionem uma imagem, contornando-a com uma cor de tinta. Em seguida, solicite que façam uma leitura do jornal e debatam a relação da imagem com os textos. Pergunte se aquela imagem é uma fotografia, se acompanha uma reportagem ou se ilustra uma propaganda. Questione sobre os motivos que os levaram a escolher a imagem. Convide a turma a pintar toda a folha com a cor do contorno, deixando apenas a figura em destaque. Coloque todas as folhas no chão e observe o significado de cada imagem. Ele se transforma ao ser retirado do contexto original?



2ª etapa

Apresente a obra Olhe, Cheire, Ouça e Sinta e pergunte que mensagem ela transmite. Verifique se identificam uma representação da relação das pessoas com as imagens. Explique que aquela obra é de Richard Hamilton. Leia com eles o trecho da reportagem Richard Hamilton: Pensamento Contra a Avalanche de Imagens que fala sobre essa produção. Lance perguntas que provoquem reflexão sobre as relações entre as imagens e a publicidade e o consumo. Como ficam nossos outros sentidos diante dos apelos visuais? Por que da boca do homem saem pontos de interrogação? Por que o artista fez o trabalho em preto e branco? Volte à reportagem e destaque o trecho em que a análise do autor recai sobre a "avalanche imagética de cada dia".



3ª etapa

Distribua revistas antigas e conte que Hamilton realizou em 1956 a colagem O Que Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?. Antes de mostrá-la, peça que respondam: o que torna os lares de hoje atraentes? Discuta as respostas. Convide-os a fazer, individualmente, uma colagem para representar os lares de hoje. Terminadas as colagens, mostre a imagem de Hamilton. Proponha que, em grupos de quatro, apreciem as próprias produções e a do artista. Vale refletir sobre quais imagens foram escolhidas em 2010, as semelhanças e as diferenças e o que pode ser dito sobre as relações entre imagem e consumo. Solicite um texto opinativo sobre os conceitos aprendidos.



Avaliação

Analise a participação nas atividades e verifique se os textos desenvolvem análises sobre imagens do cotidiano e as relações com consumo.

Consultoria: Marisa Szpigel

Professora de Arte da Escola da Vila, em São Paulo, SP

SolBatt com Educadores de Artes Loucas agradece sua visita! Visite: http://solbatt.blogspot.com/ http://solbattsenador.blogspot.com/ http://solbattierb.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários para SolBatt e educadores de Artes Loucas!